Search Your keyword

onde tudo começou

A Fundação

A FUNDAÇÃO

A Sociedade Visconde de São Leopoldo nasceu da visão empreendedora do terceiro bispo diocesano de Santos, Dom Idílio José Soares (1943-1966). Preocupado com a ausência de um curso superior na cidade, uma vez que a única opção para os estudos era São Paulo, ele reuniu 14 lideranças santistas para fundar a SVSL, no dia 28 de agosto de 1951, e, em seguida, criar a Faculdade de Direito.

Os fundadores, sob a presidência de Dom Idílio José Soares, foram: Adhemar de Figueiredo Lira, Cleóbulo Amazonas Duarte, João Carvalhal Filho, Flávio Moura Ribeiro, Joaquim Alcaide Valls, José da Costa e Silva Sobrinho, José Luís de Mendonça, José Pestana da Silva, Osvaldo Paulino, Silvio Alves de Lima, Antonio Alves Freire, Alceu Martins Parreira, Mariano Laet Gomes e Hercílio Camargo Barbosa.

 

O nome “Visconde de São Leopoldo” foi proposto por Dom Idílio José Soares para homenagear o santista Feliciano Fernandes Nunes Pinheiro, idealizador dos cursos jurídicos no Brasil. Com uma carreira política e administrativa, ele recebeu de D. Pedro I o título de Visconde de São Leopoldo por conta do seu trabalho no assentamento dos imigrantes alemães, na Vila de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul (à época, Província do Rio Grande de São Pedro do Sul).

 

O PRIMEIRO CURSO

No dia 15 de julho de 1952, o presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto no 31.134 que concedeu autorização para o funcionamento do curso de bacharelado da Faculdade Católica de Direito.

Após o pioneirismo com a instalação da Faculdade de Direito, o crescimento da SVSL foi inevitável. Em 29 de dezembro de 1954, ela obteve a autorização para instalar a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, com os cursos de Pedagogia, Letras e Jornalismo. Em 1959, foi autorizada a Faculdade de Ciências Econômicas e Comerciais.

 

O RECONHECIMENTO

Após a renúncia de Dom Idílio José Soares ao cargo de bispo diocesano, em 1966, assumiu a Diocese de Santos e a presidência da Sociedade Visconde de São Leopoldo, o bispo Dom David Picão. Durante o seu comando (1966-2000), foram criadas as faculdades de Comunicação, Arquitetura e Urbanismo, Serviço Social, Enfermagem e Farmácia e Bioquímica. Em 1977, a instituição incorporou o Liceu Santista, abrindo espaço para a educação infantil, primeiro e segundo graus.

Entre as inúmeras ações à frente da presidência da SVSL, o reconhecimento da Universidade Católica de Santos (UniSantos), em 1986, deixou selado o compromisso educacional e o espírito empreendedor de Dom David Picão.

O processo de reconhecimento contou com um árduo trabalho de dirigentes e funcionários da SVSL, sob o comando do Prof. Dr. Padre Waldemar Valle Martins, que se tornou o primeiro reitor da UniSantos, a primeira universidade do litoral do Estado de São Paulo.