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DO BERÇÁRIO AO ENSINO MÉDIO

LICEU SANTISTA

Do sonho da educadora Eunice Caldas nasceu, em 1902, o Liceu Feminino Santista, cuja trajetória, marcada por muitas lutas e desafios, é um exemplo de coragem e tenacidade de sua fundadora, que sempre lutou pelos direitos da mulher à cultura e ao trabalho.

Ela, no entanto, não estava sozinha nessa obra arrojada para a época: senhoras da sociedade santista, conscientes da importância de um ensino de qualidade e irmanadas pelo mesmo ideal de Eunice Caldas, fundaram a Associação Feminina Santista com o objetivo de manter escolas maternais e o Liceu Feminino Santista, criado para formar professoras especializadas na educação infantil.

Funcionando em salas de estabelecimentos de ensino, cedidas em caráter provisório, o número de estudantes crescia, de modo que em 1905 foi inaugurada a sede própria do Liceu Feminino Santista na Rua da Constituição, 321.

Ao vencer os problemas de ordem administrativa e econômica que surgiam, a diretoria da Associação soube conduzir a escola com pulso firme, tornando-a uma das mais conceituadas instituições educacionais da cidade. No entanto, à medida que o Liceu Feminino se expandia, aumentavam as dificuldades administrativas enfrentadas pela Associação, até que, em 1977, a escola, já como Liceu Santista, assim denominado a partir de 1975, passou a integrar o complexo educacional da Sociedade Visconde de São Leopoldo e em 1984 mudou-se para o prédio da Rua Euclides da Cunha, 264, no bairro da Pompéia.

Hoje, já em sua nova casa, localizada na Avenida Francisco Glicério, 642, no José Menino, Santos, o Liceu Santista orgulha-se de sua trajetória de desafios, de coragem e de crença na educação que, inspirada em valores cristãos, propõe-se a formar profissionais e cidadãos aptos a atuar na sociedade com ética e competência.

ENSINO TÉCNICO

INSTITUTO TECNOLÓGICO E SOCIAL DOM BOSCO

O Instituto Católico Dom Bosco, mantido pela Sociedade Visconde de São Leopoldo, é a unidade de Educação Profissional e Técnica de Nível Médio cujo principal objetivo é a formação educacional continuada e de nível técnico profissionalizante além de preparar os alunos para o mercado de trabalho. Fornecendo conhecimentos teóricos e práticos em áreas específicas. Com isso, busca, estimular o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais, como trabalho em equipe, responsabilidade e ética, para que os estudantes estejam aptos a enfrentar os desafios do mundo profissional.

O INÍCIO DE UM GRANDE SONHO

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS

Em 15 de julho de 1952, o então presidente Getúlio Vargas assinou, no Rio de Janeiro, o Decreto nº. 31.134 que concedia autorização para o funcionamento da Faculdade de Direito. A partir daí, o crescimento foi inevitável, seguindo-se com a criação, em 1954, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, com os cursos iniciais de Jornalismo, Letras e Pedagogia. Em 1959, a instituição incorporou a Faculdade de Ciências Econômicas e Comerciais (originalmente de outra mantenedora). Em 1970, surgem as Faculdades de Arquitetura e Urbanismo, de Comunicação e de Serviço Social. Em 1985, a Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia. Todas formariam as Faculdades Católicas de Santos, embrionárias da Universidade.

No dia 6 de fevereiro de 1986, consagrado a Santo Thomás de Aquino, a Universidade Católica de Santos foi reconhecida, tornando-se a primeira da região, com a homologação do parecer de aprovação do Processo 3924/76, pelo então Ministro da Educação Marco Antônio Maciel.

Seus protagonistas são docentes e discentes que atuam em fóruns de discussão sobre políticas públicas, como dirigentes de entidades de categorias profissionais ou membros de instituições civis, ou, ainda, como agentes transformadores da realidade de populações em ações concretas e pontuais. A socialização da produção acadêmica e de conhecimentos técnico-científicos acontece por meio de projetos e serviços oferecidos gratuitamente às comunidades interna e externa, oriundos dos cursos de graduação e programas de pós-graduação desenvolvidos por escritórios-modelos, agências experimentais e clínicas-escola. Mantém convênios com empresas públicas e privadas e organizações diversas para cooperação técnica e oferta de estágio aos discentes.

Por tradição e vivência, a Universidade é considerada um polo inovador na Região Metropolitana da Baixada Santista no que tange à formação de profissionais, aos serviços e à geração e propagação do conhecimento.

Sua responsabilidade social faz-se presente nos esforços institucionais para ampliar os espaços do saber, de modo que o pensar e o fazer acadêmicos sejam compartilhados e socializados para além das salas de aula, ultrapassando os limites dos campi universitários, da região, do Estado e do País.

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD

Na Universidade Católica de Santos, a gestão das ações na modalidade EAD está alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), e sob responsabilidade do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), com supervisão da Pró-Reitoria Acadêmica.
O Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da UniSantos é responsável pela gestão de todas as disciplinas e cursos na modalidade a distância da Universidade, atendendo à política permanente de expansão da Educação Superior do MEC, em conformidade com os Referenciais de Qualidade para a Modalidade de Educação Superior a Distância da Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC/2007), e Portarias MEC nº 11/2017 e nº 1.428/2018.
O NEAD é responsável pela concepção, produção e disseminação de tecnologias, metodologias e recursos educacionais para a educação a distância, que possui plano de ação documentado e implementado, além de processos de trabalho formalizados, em consonância com o PDI e com o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), elaborados à luz da legislação educacional em vigência.
São objetivos do NEAD:
1) promover o desenvolvimento da Educação a Distância na Universidade Católica de Santos;
2) articular as modalidades de ensino Presencial e EAD para a promoção de ações e cursos a distância, alinhadas à realidade e às necessidades da Região Metropolitana da Baixada Santista;
3) fomentar o desenvolvimento de iniciativas inovadoras e sustentáveis para a EAD;
4) contribuir para a garantia do acesso e permanência de jovens e adultos na Educação Superior;
5) implementar e acompanhar práticas avaliativas integradas ao processo de avaliação institucional, de modo a assegurar a qualidade de EAD;
6) empreender a formação pedagógica e tecnológica para qualificar o processo de ensino e aprendizagem junto à comunidade acadêmica;
7) promover o uso e o desenvolvimento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para o processo de ensino-aprendizagem.
Para cumprir tais objetivos, o núcleo articula diversos setores da Universidade, nos âmbitos pedagógico, administrativo e de tecnologia, por meio de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de diferentes áreas do conhecimento para concepção, organização e operação dos componentes/cursos na modalidade a distância, a saber: concepção de educação e currículo no processo de ensino e aprendizagem; sistemas de comunicação; material didático; avaliação; equipe multidisciplinar; infraestrutura de apoio; gestão acadêmico-administrativa e sustentabilidade financeira.
Desenvolve, portanto, ações nos seguintes âmbitos da gestão universitária:

a) Gestão da Aprendizagem
Responde pelas atividades didático-pedagógicas do curso, ou seja, a gestão pedagógica, de avaliação e de design educacional, articulando os mecanismos que promovam o permanente acompanhamento dos estudantes, no intuito de identificar eventuais dificuldades e saná-las ainda durante o processo de aprendizagem. Inclui, ainda, as ações de suporte ao estudante, como possíveis programas de nivelamento, navegação no AVA, adequação e adaptação do design educacional, incluindo as dimensões pedagógicas, tecnológicas e psicossociais.

b) Gestão do Material Didático e Mídias
O sistema de controle da concepção, produção/validação e distribuição de material didático previsto considera o atendimento da demanda, a existência de uma equipe técnica multidisciplinar responsável, estratégias que possibilitem a acessibilidade comunicacional, disponibilização por diferentes mídias, suportes e linguagens, plano de atualização do material didático e apoio à produção de material autoral pelo corpo docente.

c) Gestão da Qualidade
Acompanha e avalia todos os grupos de processos para garantir que eles sejam adequados ao delineamento pedagógico do curso. Deve zelar pela adequação e qualificação do quadro docente; pela coordenação de cada disciplina do curso; pela coordenação do sistema de tutoria; e por outras atividades concernentes. Deve construir uma política de capacitação e atualização permanente dos profissionais envolvidos no processo, em três dimensões:
• Capacitação no domínio específico do conteúdo;
• Capacitação em mídias de comunicação; e
• Capacitação em fundamentos da EAD e no modelo de tutoria e acompanhamento discente, com base no aprimoramento constante das relações interpessoais online.

d) Gestão acadêmico-administrativa
Responde pelos registros acadêmicos e relatórios. A gestão acadêmica de um projeto de curso de educação a distância deve estar integrada aos demais processos da Instituição, ou seja, é de fundamental importância que o estudante de uma disciplina/curso a distância tenha as mesmas condições e suporte que o presencial, e o sistema acadêmico deve priorizar isso, no sentido de oferecer ao estudante geograficamente distante o acesso aos mesmos serviços disponíveis ao ensino tradicional, como: matrícula, inscrições, requisições, acesso às informações institucionais, secretaria, tesouraria, etc.).
Para a operacionalização da atual infraestrutura, com vistas ao funcionamento de cursos que adotam carga horária parcial a distância, conforme Portaria MEC 1.428/2018, bem como cursos de formação contínua para docentes, gestores e tutores, o NEAD está situado no 3º andar do prédio localizado na Rua Carvalho de Mendonça, nº 140, Vila Mathias, Santos, São Paulo.